sábado, 27 de dezembro de 2008

ArcPad 8 - Lançamento e Novidades

O ArcPad 8 irá incluir novas funções, melhora na perfomance e na qualidade. O ArcPad Appliction Builder, que é a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos para o ArcPad que até então era vendida separadamente será incluida junto do pacote básico do software. A partir da versão 8 o usuário do ArcPad poderá fazer uma assinatura de manutenção anual obtendo todas as atualizações do produto e também o suporte técnico.

Destaques do Arcpad 8:

Sincronizar edições com o ArcGIS Server 
A nova extensão ArcGIS Server Arcpad vai permitir aos usuários publicar um projeto Arcpad no ArcGIS Server. Qualquer dispositivo que pode se conectar à Internet (USB, Wi-Fi ou telefone), pode sincronizar as edições do Arcpad diretamente com um geodatabase do ArcGIS Server. 

Nova interface do usuário 
Arcpad 8 terá um novo visual e com modernos ícones e barras de ferramentas que utilizam menos espaço da tela do nas versões anteriores. Barras de Ferramentas podem ser encaixadas, minimizadas e maximizadas pelo usuário, e uma nova ferramenta denominada Arcpad Toolbar Manager pode ser utilizada quer para modificar as barras de ferramentas existentes ou para criar a sua própria. 

Interface GPS melhorada
O janela de posição de GPS será substituído por uma Barra de Status GPS, que é uma barra transparente que aparece na parte inferior da tela do mapa. Ele mostra as mesmas informações da versão anterior  e agora usa barras coloridas para indicar a qualidade do sinal GPS

Extensão Gerenciador de dados Melhorada 
A extensão do Gerenciador de dados (Data Manager) do Arcpad  irá fornecer aos usuários mais opções para preparar dados para o Arcpad. Os usuários serão capazes de configurar um projeto para utilização repetida utilizando ferramentas de  geoprocessamento para o ArcPad, ou preparar um projeto para publicação no ArcGis server para subsequente utilização no ArcPad

Melhoria no Streetmap
O Arcpad 8 Streetmap irá proporcionar um método mais fácil para encontrar endereços e localizações usando o novo índice de busca. O Arcpad 8 será empacotado com Tele Atlas Premium Europa Ocidental Streetmap sem nenhum custo adicional. 

Arcpad 8 é esperado para ser lançado durante o 1 º trimestre 2009.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Como instalar o ArcGis

O manual de instalação do ArcGis Desktop esta dispónivel para download gratuito, na página da Imagem, que é o distribuidor oficial do ArcGis no Brasil. Para fazer o download do manual em português no formato PDF clique no link  - Manual de Instalação do ArcGis - Português

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Introdução ao ArcGis - Características gerais do ArcGIS

1 - Características gerais do ArcGIS


O software ArcGIS foi desenvolvido pela empresa americana ESRI no fim da década de 1990 e constitui uma plataforma primária de última geração para realizar as análises em ambiente de SIG.

Com o surgimento dos computadores pessoais de baixo custo e com capacidade de processamento de dados gráficos foi desenvolvida uma nova geração de softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Esses softwares, conhecidos como Desktop Mapping (DM), tinham como objetivo espalhar nas organizações o uso de dados geográficos que antes estavam restritos a laboratórios bem equipados e caros. Com os DMs os usuários passaram a acessar os bancos de dados geográficos de seus próprios equipamentos pessoais, podendo gerar consultas, mapas e relatórios que antes precisavam ser "encomendados" em um centro de processamento de dados. Assim, os grandes avanços tecnológicos originaram softwares altamente eficazes para o processamento das informações geográficas.

Os DMs deram origem também aos sistemas voltados para Internet, que possibilitam o acesso remoto a uma base de dados armazenada em um servidor WEB. Hoje, o ArcGIS Desktop tem a capacidade de interagir com aplicativos como o Google Earth, por exemplo, exportando arquivos vetoriais ou ainda importando imagens.

O ArcGIS possui as seguintes funções principais:

* utilização de várias projeções cartográficas definidas no momento da apresentação dos dados em tela, sem a necessidade de transformações físicas nos dados originais;
* interface customizável que pode ser adaptada às necessidades dos usuários;
* disponibilidade de uma linguagem de programação orientada para objetos;
*
* edição de dados tabulares, possibilitando a inclusão de novos itens nas tabelas alfa-numéricas, a exclusão de itens existentes e a alteração dos valores armazenados;
* estabelecimento de relações entre tabelas do tipo 1 x n;
* geração de mapas de alta qualidade;
* conexão com bancos de dados de mercado através de ODBC;
* digitalização de dados vetoriais na tela ou através de mesa digitalizadora;
* geração de análises espaciais com dados vetoriais e raster;
* processamento de imagens de satélite;
* processamento de redes geográficas;
* processamento de dados 3D;
* leitura direta de arquivos shapefiles (ArcView), coverages (Arc/INFO), CAD (Computer-Aided Drafting), imagens (TIFF, JPEG, BMP, etc.), grids (raster), TINs (Triangulated Irregular Networks) e tabelas (atributos);
* Acessar informações de um servidor WEB.

Este software integra cinco componentes principais, a saber: ArcMap, ArcCatalog, ArcToolbox, ArcGlobe e ArcScene.

* ArcMap: utilizado para criar e interagir com os mapas. As informações geográficas são visualizadas, editadas, analisadas e consultadas de forma interativa. São disponibilizadas duas formas de visualização dos dados: a visualização geográfica (Data View) e a visualização de layout (Layout View). Os mapas são construídos sobrepondo-se os temas (Layer), os quais são adicionados na tabela de conteúdo.

* ArcCatalog: é semelhante ao Windows Explorer, pois permite navegar a árvore de diretórios locais ou remotos para procurar, pré-visualizar, documentar e organizar arquivos. Entretanto, é adaptado às informações geográficas, pois simplifica os dados, os quais são constituídos por um conjunto de arquivos.

* ArcToolbox: é um aplicativo disponível apenas dentro dos demais: ArcMap, ArcCatalog, ArcGlobe e ArcScene. De maneira simples e direta, funciona como uma “caixa de ferramentas” de SIG utilizadas no geoprocessamento. Dentre elas destacam-se: análises espaciais, projeções, transformações, etc.

* ArcGlobe: é semelhante ao ArcMap, porém apresenta informações em uma visão 3D. As layers são associadas a uma fonte de dados tridimensional em comum.

* ArcScene: permite a visualização dos mapas, além de criar animações em uma apresentação dinâmica dos dados.

Estes aplicativos trabalham em conjunto e são complementares para a construção de um SIG. Neste tutorial, em razão de sua maior utilidade, serão apresentados apenas os aplicativos ArcMap, ArcCatalog e ArcToolbox.

Outra característica importante dos softwares de SIG é sua modularidade, ou seja, a partir de um núcleo principal é possível a adição de módulos específicos com novas funções.

Os módulos são denominados "extensões" e podem ser adquiridos da ESRI ou outro fabricante qualquer. Muitos usuários têm desenvolvido extensões e as distribuído gratuitamente (ver site da ESRI: arcscripts.esri.com).

Dados compatíveis com ArcGIS

O ArcGIS utiliza um modelo de dados próprio denominado Geodatabase. Neste formato, as informações vetoriais são estruturadas em Features Classes, e são integradas juntamente com as imagens, grids, TIN’s e tabelas em uma única base de dados.

No entanto, outros formatos de dados também podem ser lidos pelo ArcGIS. A seguir é apresentada uma lista dos formatos compatíveis:

Dados vetoriais

* ArcInfo (UNIX e Windows);
* Modelos digitais do terreno ArcInfo (TIN);
* AutoCAD nos formatos DWG e DXF;
* Microstation no formato DGN;
* Arquivos Shapefile;

Dados raster

* Arquivos ArcInfo no formato GRID;
* Imagens nos formatos TIFF, TIFF/LZW compressed, ERDAS, IMAGINE, BSQ, BIL, BIP, Sun rasterfiles, BMP, Run-length compressed files, JPEG e catálogos de imagens ArcInfo;
* Display multimídia de imagens nos formatos: GIF, TIFF, JPEG

Bancos de dados

* Formatos DBF, INFO, texto delimitado e conexões ODBC.

ArcGis

ArcGis é o nome dado a um Sistema de Informação Geográfica (SIG) produzido pela ESRI. Na versão Desktop o ArcGis inclui :

  1. ArcReader, que permite visualizar e consultar mapas criados com outros produtos da série Arc;
  2. ArcView que permite a visualização de dados espaciais, crair mapas e realizar análises espaciais básicas;
  3. ArcEditor o qual inclui toda a funcionalidade do ArcView adicionando ferramentas mais avançadas para a manipulação de Shapefiles e Geodatabase;
  4. ArcInfo é versão mais avançada do ArcGis, o qual inclui capacidades adicionais para manipulação, análise e edição de dados.
A arquitetura da família Arc permite que extensões possam ser adicionadas para aumentar a funcionalidade do ArcGis.

Fonte : Wikipedia

domingo, 21 de dezembro de 2008

Tutorial do ArcCatalog

Tutorial em vídeo mostra as funções básica do ArcCatalog, gerenciador de arquivos do pacote ArcGis. Necessia de ter o plugin Flash instalado no computador para funcionar.

Tutorial : Introdução ao mapeamento com SIG ArcGis

Uma introdução aos conceitos de criação, gestão e análise de dados espaciais em um explicitamente Sistema de Informação Geográfica (SIG) . O texto é um tutorial passoa a passo da utilização de Sistema de Informação Geográfica , utilizando o software ArcGis (ESRI). Os tópicos irão incluem : Modelos de Dados Espaciais, Relacionamentos Espaciais, Interface do usuário no ArcMap, Cartografia Temática Usando Simbologia, Análises  Simples utilizando métodos de seleção Complexa . O tutorial não  exige experiência anterior em GIS ou software ArcGIS. Os tutoriais estão dispóniveis para as versões 9.1, 9.2 e 9.3 do ArcGis. Para baixar o tutorial e as bases de dados necessária clique nos links abaixo. O Texto foi publicado pela Universidade de Yale em inglês.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics