quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ArcGis Raster Calculator - A função SetNull

A função SetNull retorna Nodata se a condição é verdadeira, ou outro valor se ela é falsa. A sintaxe do comando é :

SetNull (Condição, Falso)

Ex.:  Plano = SetNull([slope] > 10, [slope])

Neste exemplo o grid Plano conterá os valores de Slope quando Slope for maior que 10, senão conterá o valor Nodata. Este exemplo pode ser escrito também  da seguinte forma :
Plano = con([slope] > 10, [slope])

Um outro exemplo : Muitos DEM SRTM contém vazios, que aparecem como valores de altitude negativa. Para preencher estes valores o primeiro passo é transformar os valores negativos em Nodata para o posterior preenchimento.  O comando SetNull pode ser usado para isto :

demnodata = setnull([dem_srtm] <>

Quando os valores de dem_strtm forem menores que zero, o resultado será Nodata, caso contrário será o  valor contido no grid [dem_strm]

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ArcGis Raster Calculator - A função CON

A funçao Con (conditional) é uma ferramenta versátil na calculadora Raster do ArcGis. Esta função testa se uma condição fornecida pelo usuáro é verdadeira ou falsa e baseado nisto executa diferentes tarefas. A sintade da função CON é


[gridout] = con(condicao, ação1, ação2)

onde : 
[gridout] é o grid onde será armazenado o resultado, se nenhum grid for declarado o ArcGis cria automaticamente grids com nomes tipo calculation1, calculation2....
Condição = uma expressão lógica. Ex [slope] > 30, onde [slope] é um grid e queremos testar se o valor contido em slope é maior do que 30. Se a condição for verdadeira será executada a ação1, se for falsa será executa a ação 2. Não é obrigatório definir a ação2, se ela não for definida quando a condição for falsa será retornado um valor NODATA

Ex:
[gridout] = con([slope] > 45, 1)

Neste exemplo se a declividade for maior que 45 graus gridout recebe o valor 1 indicando, senão receberá NODATA

Observe neste outro exemplo abaixo que é possivel colocar uma função dentro da outra. Neste caso queremos retornar o valor 1 se [slope] for maior que 75, o valor 2 se for maior que 45, o valor 3 se for maior que 15 e o valor 4 se for menor que 15.

gridout] = con([slope] > 75, 1, con([slope] > 45, 2, con([slope] > 15, 3, 4)))

Dicas :
  • Não se esqueça de fechar os parentes abertos
  • Sempre deixe um espaço em branco entre comandos e depois de cada vírgula que separa argumentos das funções



terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ArcGis 9.3 Download Service Pack 1

Esta dispónivel para download o Service Pack para o ArcGis 9.3 . Este service pack traz uma grande lista de correções de erros presentes na versão 9.3. Para fazer o download gratuito, clique nos links abaixo :



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dicas do ArcGis : Preenchendo um campo com uma sequência númerica

Para criar um campo com uma sequência numérica (1,2,3...) no ArcGis faça o seguinte :

A - Crie um campo do tipo númerico
B - Cique com o botão direito na tabela sobre o campo que deseja preencher
C - Entre na opção Field Calculator
D - Vai aparecer uma tela conforme mostrado abaixo
E - Clique no campo advanced (seta 1)
F - Copie o texto abaixo no local indicado pela seta 2

Static rec As Long
Dim pStart As Long
Dim pInterval As Long
pStart = 1
pInterval = 1
If (rec = 0) Then
rec = pStart
Else
rec = rec + pInterval
End If

No local indicado pela Seta 3 coloque a palavra rec



Para prencher um campo com intervalos diferentes de 1, mude a linha do programa pInterval = 1 para o valor desejado. Para começar a sequência com um valor diferente de 1 mude a linha pStart = 1 para o valor desejado. Exemplo : para começar um sequência a partir do valor 100 incrementando de 5 em cinco ficaria :
 pInterval = 5
pStart = 100

Dicas do ArcGis : zoom na posição do cursor do mouse

Uma nova capacidade do ArcGis 9.3 que é uma "mão na roda" é a possibilidade de dar zoom na posição onde o cursor do mouse esta. A configuração padrão do ArcGis faz com que o zoom seja aplicado no centro da tela, mudando a configuração fica muito mais prático, é so colocar o mouse no local de interesse e usar  o scroll para aproximar ou afastar. Para mudar esta configuração é necessário acessar a página de opções. Clique no menu TOOLS e submenu OPTIONS e abra a aba GENERAL  e mude a opção mostrada na figura abaixo pela seta vermelha.



Dicas do ArcGis : Explorando o Field Calculator

A ESRI publicou artigo em PDF onde da uma série de dicas de como usar o Field Calculator no Arcgis. O Field calculator permite fazer calculos em tabelas. Para fazer o download do artigo clique no link

domingo, 7 de dezembro de 2008

Tutorial em vídeo : ArcGis 9.3 traz suporte ao GeoPDF


Uma das novidades do ArcGis 9.3 é o suporte a produzir saídas em PDF com coordenadas geográficas e informação  espacial. Isto permite que na nova versão do Adobe Acrobat 9.0 e Adobe reader 9.0, o usuário possa consultar a coordenada geográfica de um local ou mesmo medir distância ou áreas. Esta nova tecnologia é denomindada GeoPDF.

Livro : Conhecendo o ArcGIS Desktop

A ESRI Press, publicou uma atualização para o seu livro mais vendido Conhecendo o ArcGIS Desktop: Fundamentos do ArcView, ArcEditor, e ArcInfo, Segunda edição, com revisões que irá fazer os exercícios compatíveis com o mais recente lançamento do software, ArcGIS 9.3. 
Conhecendo o ArcGIS Desktop, o livro mais vendido pelas  ESRI Press, durante sete anos, tem ensinado os conceitos básicos de como utilizar sistema de informação geográfica (SIG) . O livro apresenta conceitos e capacidades dos SIGs e descreve as características e funcionalidades do ArcView, ArcEditor, e ArcInfo, os principais produtos na linha ArcGIS Desktop. O livro usa exercícios detalhados passo-a-passo  acompanhados de ilustrações detalhados para ensinar tarefas básicas como a maneira de realizar análises espaciais, mapas, criar e editar bases de dados. 
Os leitores irão aprender a utilizar os softwares que compõe o ArcGIS: ArcMap, usado para criar, editar, consultar e exibir  mapas, e ArcCatalog, usado para gerenciar dados geográficos. Eles também vão aprender a criar um geodatabase,  juntar e relacionar tabelas, e construir modelos usando ModelBuilder, uma interface gráfica para diagramação e processamento de soluções para problemas complexos de análise espacial. 
As instruções em Conhecendo o ArcGIS Desktop, foram atualizados para cobrir os novos comandos as modificações do  ArcGIS 9.3 acessórios. O livro inclui uma versão demonstratica do ARcGis 9.3 com uma licencá de  180 dias de uso único com versão de teste do software ArcView 9.3 em DVD e um CD de dados que são usados nos exercícios.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics