domingo, 28 de dezembro de 2008

Tutorial ArcGis : As principais barras de ferramentas - Parte 1



Ao iniciar o ArcMap (Figura 1) a janela de abertura tem como objetivo, facilitar ao usuário o acesso a um novo mapa (1), um mapa mdelo pré-estabelecido pelo fabricante (2) ou abrir um mapa salvo anteriormente (3). O usuário pode substituir esta janela de abertura pela janela de adição de uma Layer (4), desabilitá-la (5), ou ainda, iniciar no último mapa salvo (6).








De maneira geral (Figura 2), as camadas (Layers) são adicionadas na tabela de conteúdos (Table of Contents – 7) e podem ser visualizadas na Data View (8) ou no Layout View (9), de acordo com a disposição das layers na tabela de conteúdos. A tabela de conteúdos permite a observação das layers nos seguintes modos: Display (10), permite visualização normal das layers; Source (11), indica o diretório da layer; e Selection (12), permite habilitar a seleção de layers específicas.



Barras de ferramentas

O software ArcGIS possui uma interface simples, onde muitas ferramentas são acessadas através de botões. Para habilitar qualquer uma das barras de ferramentas basta clicar no menu principal em ‘View → Toolbars’, ou ainda, clique com o botão direito sobre o menu principal, e selecione a barra desejada. Em seguida são apresentadas algumas das barras de ferramentas mais utilizadas:

Barra de Menu Principal (Main Menu)

Esta é a principal barra de ferramentas, onde, de maneira geral, está o acesso para todas as funções do software  (Figura 3). Algumas funções são habilitadas apenas para o modo Layout View. No menu ‘File’ (13) são gerenciados os arquivos de mapas, adicionada as layers e configurada a impressão do mapa. O menu ‘Edit’ (14) permite algumas tarefas de edição, como, voltar ou avançar tarefas, copiar, colar, procurar, etc. No menu ‘View’ (15) está a configuração da vista e de seus elementos. Em ‘Insert’ (16) o usuário poderá inserir uma nova data frame, ou ainda, no modo de Layout View, adicionar as escalas, legenda, figuras, objetos, etc. O menu ‘Selection’ (17) envolve algumas ferramentas de seleção de feições. Em ‘Tools’ (18), basicamente, estão disponibilizadas as ferramentas gerais de geoprocessamento. No menu ‘Window’ (19) estão as  opções para as janelas auxiliares. Em ‘Help’ (20) são indicadas as informações de ajuda.


Barra Padrão (Standard)

Esta barra de ferramentas padrão (Figura 4) apresenta as funções básicas como: criar um novo mapa (21), abrir um mapa (22), salvar (23) e imprimir o mapa elaborado (24); recortar (25), copiar (26), colar (27) e excluir gráficos (28); voltar (29) e avançar tarefas (30); adicionar uma layer (31); configurar a escala de trabalho (32), adicionar a barra de edição (33), abrir o ArcCatalog (34), abrir o ArcToolbox (35), abrir a janela para digitar comandos (36), ajuda (37).



Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics