sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ArcGis : Gerando a rede de drenagem a partir de um MDE SRTM

Todos os comandos necessários podem ser encontrados no ArcToolBox - Spatial Analyst Tools- Hidrology. Passos para gerar a drenagem a partir do MDE SRTM :
1 - Preencher os Sinks utilizando o comando Fill. Este comando irá produzir um novo raster com o nome fill adicionado ao nome original
2 - Gerar a direção do fluxo utilizando o comando Flow direction utilizando como entrada o novo raster produzido no passo 1. Este passo vai gerar um raster com um nome parecido com Flow_dir
3 - Gerar o fluxo acumulado com o comando Flow Accumulation. O raster de entrada é o Flow_dir produzido no passo 2.
4 - Clicar na barra de ferramentas spatial analyst e entra na opção Raster Calculator. Dentro da raster calculator digitar a seguinte expressão:
Hidro500 = con([flow_accum] > 500, 1)
onde o ([flow_accum] é o nome do raster gerado no passo 3. Se Voce colocou um nome diferente tem que mudar o nome para rodar senão da erro.
O valor 500 ([flow_accum] > 500) é um limite arbitrário de numero de células do terreno necessárias para gerar células de drenagem. Recomendo que vc teste outros valores e observe qual deles gera uma drenagem mais realista. 

5- Para transforma o raster em vetor e gerar um arquivo de polyline para representar a drenagem volte ao arctoolbox novamente e use o comando stream to feature. Nesse comando vc tem que entrar com o raster da hidrografia produzido no passo 4 e com o raster do flow direction produzido no passo 2.

Ebook: Using ArcGIS geostatistical analyst

Livro em inglês, no formato PDF publicado pela ESRI aborda o uso de ferramentas de geoestatística no ArcGis. Para fazer o download clique aqui.

Como calibrar as cores no ArcGis


No blog MapCenter esta disponível um projeto do ArcGIS que é uma paleta de cores. É só imprimir o projeto e depois observar as diferenças entre as cores no monitor e na impressão. Isto ajuda a escolher cores na tela para dar as cores impressas desejadas. Abaixo do retângulo que contem cada cor estão os valores CMYK da côr. O link é do blog éhttp://blogs.esri.com/roller/page/mappingcenter?entry=heads_up_color_proofing_for1
O link do arquivo mxd é :http://downloads2.esri.com/MappingCenter2007/blog/ColorPalette_ArcGISMXD.zip

Tutorial ArcGis

Tutorial do ArcGis, em inglês, pode ser consultado na Universidade do Arkansas http://libinfo.uark.edu/gis/tutorial.asp - Ele é dividido em seis seções :
Section 1: Getting Started with ArcGIS: ArcCatalog, ArcMap, and ArcToolbox
Section 2: Manipulating Display in ArcMap
Section 3: Querying Data in ArcMap
Section 4: Preparing Data for Analysis
Section 5: Analyzing Data
Section 6: Making and Printing Maps in ArcMap


Download de extensões para o ArcGis

Os usuários do Arcgis e do ArcView não podem deixar de visitar o site http://arcscripts.esri.com . Neste site são disponibilizados gratuitamente algumas centenas de extensões que facilitam a vida e aumentam a versatilidade dos SIGs da ESRI. E possivel procurar por palavras chave e ordenar as extensoões por nome ou número de downloads.

Abaixo segue uma lista dos 10 scripts para o ArcGis Desktop com o maior número de downloads:

scripts 1-10 of 10
TitleSoftwareLanguageAuthorModifiedDownloads
XToolsArcView GISAvenueMike DeLauneSep 15 2003148072
Export to KML 2.5.3ArcGIS DesktopVisual BasicKevin MartinJun 19 200859834
201 ScriptsArcView GISAvenueHowie SternbergDec 28 200148268
Image Georeferencing ToolsArcView GISAvenueGeorge RaberNov 15 199948126
Cadtools ExtensionArcView GISAvenueAdena SchutzbergOct 1 199838763
ImageWarp 2.0 Updated March 16, 1999ArcView GISAvenueKenneth R. McVayMar 16 199936236
Polylines to polygons 2.3ArcView GISAvenueStudio A&T s.r.l.Jul 2 200635054
PDF Map Maker 2.0ArcGIS Engine RuntimeC#Brad ChappellJun 14 200832982
1st_ToolsArcView GISAvenueAndrej TRDINJan 20 200432396
Raster to Vector ConversionArcView GISAvenueKenneth R. McVayOct 1 199831656

Interpolando o MDE SRTM no ArcGis


MDE SRTM do munícipio de Eunapólis - Click na imagem para ve-la no tamanho original

É possível melhorar bastante a qualidade visual de MDEs SRTM usando os interpoladores presentes no módulo Spatial Analyst do ArcGis. A seguir são listados os passos principais:
1 - Recortar a área de interesse no grid do SRTM
2 - Mudar a projeção original de Geografica para UTM
3- Converter o Grid para vetor tipo ponto (Spatial Analyst - Convert - RasterToFeature)
4- Interpolar os dados para a resolução desejada, ArcToolBox - Spatial Analyst Tools - Interpolation - Spline . Vai abrir uma janela de dialogo onde voce deve entrar o nome do shapefile de pontos, qual o campo contem os dados de altimetria e qual o nome do grid de saída e qual o tamanho de célula a ser criado. Eu obtive resultados muito bons com células de 10 e 15 m.
Para pequenas áreas e possível chegar a resoluções grandes. Cuidado com o tamanho do arquivo lembre-se que cada vez que o você da um amplia 2 vezes o tamanho do grid aumenta em 4 vezes. Melhorando a resolução do SRTM de 90m para 10m faz com que o tamanho do arquivo aumente em 81 vezes!!! Dentre os interpoladores que testei obtive os melhores resultados com o spline, mas isto ainda precisa ser avaliado mais criteriosamente. Observe que este procedimento melhora a qualidade visual do MDE SRTM mas não da para saber o que acontece com a precisão numérica dos dados.


teste

teste

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics