ArcGis : Gerando a rede de drenagem a partir de um MDE SRTM ~ Blog do ArcGis

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ArcGis : Gerando a rede de drenagem a partir de um MDE SRTM

Todos os comandos necessários podem ser encontrados no ArcToolBox - Spatial Analyst Tools- Hidrology. Passos para gerar a drenagem a partir do MDE SRTM :
1 - Preencher os Sinks utilizando o comando Fill. Este comando irá produzir um novo raster com o nome fill adicionado ao nome original
2 - Gerar a direção do fluxo utilizando o comando Flow direction utilizando como entrada o novo raster produzido no passo 1. Este passo vai gerar um raster com um nome parecido com Flow_dir
3 - Gerar o fluxo acumulado com o comando Flow Accumulation. O raster de entrada é o Flow_dir produzido no passo 2.
4 - Clicar na barra de ferramentas spatial analyst e entra na opção Raster Calculator. Dentro da raster calculator digitar a seguinte expressão:
Hidro500 = con([flow_accum] > 500, 1)
onde o ([flow_accum] é o nome do raster gerado no passo 3. Se Voce colocou um nome diferente tem que mudar o nome para rodar senão da erro.
O valor 500 ([flow_accum] > 500) é um limite arbitrário de numero de células do terreno necessárias para gerar células de drenagem. Recomendo que vc teste outros valores e observe qual deles gera uma drenagem mais realista. 

5- Para transforma o raster em vetor e gerar um arquivo de polyline para representar a drenagem volte ao arctoolbox novamente e use o comando stream to feature. Nesse comando vc tem que entrar com o raster da hidrografia produzido no passo 4 e com o raster do flow direction produzido no passo 2.

1 comentários:

Unknown disse...

Ajudou bastante! Valeu

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics