Arcgis – Interpolação de MDE SRTM ~ Blog do ArcGis

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Arcgis – Interpolação de MDE SRTM

É possível  melhorar bastante a qualidade visual de MDEs SRTM usando os interpoladores presentes no módulo Spatial Analyst do ArcGis. Estes são os passos principais:

  1. Recortar a área de interesse no grid do SRTM. Os dados SRTM são distribuídos gratuitamente e podem ser obtidos no link : http://glcfapp.umiacs.umd.edu:8080/esdi/index.jsp
  2. Mudar a projeção original de Geográfica para UTM se necessário
  3. Fazer a conversão de Grid para vetor tipo ponto (Spatial Analyst - Convert - RasterToFeature)
  4. Interpolar os dados para a resolução desejada, usando os comandos ArcToolBox - Spatial Analyst Tools - Interpolation - Spline . Vai abrir uma janela de dialogo onde você deve entrar o nome do shapefile de pontos, qual o campo contém os dados de altimetria e qual o nome do grid de saída e qual o tamanho de célula a ser criado. Eu obtive resultados muito bons com células de 10 e 15 m.

Para pequenas áreas é possível chegar a refinar bastante a resolução. Cuidado com o tamanho do arquivo, lembre-se que cada vez que  você amplia 2 vezes o tamanho do grid aumenta em 4 vezes. Melhorando a resolução do SRTM de 90m para 10m faz com que o tamanho do arquivo aumente em 81 vezes!!! Dentre os interpoladores que eu testei obtive os melhores resultados com o spline, mas isto ainda precisa ser avaliado mais criteriosamente. Observe que este procedimento melhora a qualidade visual do MDE SRTM mas não dá para saber o que acontece com a precisão numérica dos dados. São necessários estudos  para verificar se a interpolação piora, não muda ou melhora a qualidade dos dados.

 [mapa2.jpg]

MDE SRTM do munícipio de Eunápolis - Click na imagem para vê-la no tamanho original 

2 comentários:

Anônimo disse...

"Observe que este procedimento melhora a qualidade visual do MDE SRTM mas não dá para saber o que acontece com a precisão numérica dos dados. São necessários estudos para verificar se a interpolação piora, não muda ou melhora a qualidade dos dados. "
Como assim? Então não vale nada, hora... que irresponsabilidade...

antoine disse...

Bom dia,

A ferramenta "top to raster" é bem mais adequada para esse trabalho de interpolação.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template
Clicky Web Analytics